top of page

Integração multiprofissional e papel da Atenção Primária no cuidado geriátrico e oncológico marcam a abertura do SIMAP 2025

Evento reúne profissionais e especialistas para discutir o fortalecimento da Atenção Primária à Saúde

ree

A manhã desta quinta-feira (16) marcou a abertura do I Simpósio Multiprofissional da Atenção Primária (SIMAP 2025), realizado pela Missão Sal da Terra. O evento reuniu cerca de 100 participantes, entre profissionais, estudantes e gestores da saúde, em um espaço de aprendizado, troca de experiências e valorização das práticas que fortalecem o cuidado em saúde no território.


A programação foi organizada em torno de três eixos temáticos: “Atenção nos cuidados paliativos: redes de cuidado”, “Cuidado integral na Atenção Primária à Saúde: abordagem multidimensional para o cuidado da pessoa idosa” e “Cuidado integral na Atenção Primária: saúde da mulher sob múltiplas perspectivas”, que orientaram as discussões e reflexões ao longo do dia. 


O evento teve início com as boas-vindas e a fala da diretora da Rede de Saúde da Missão Sal da Terra, Melyne Rocha, seguida do CEO e diretor de Saúde, Arthur Pereira, que destacaram a importância da integração entre equipes e o compromisso da instituição com o desenvolvimento contínuo dos profissionais e a qualidade do cuidado prestado à população.



ree

“O SIMAP nasce como um espaço de construção coletiva, onde cada profissional é protagonista na missão de cuidar. A Atenção Primária é o coração do nosso sistema de saúde, é ali que o cuidado começa, se fortalece e transforma realidades. Este evento representa o nosso compromisso em inspirar práticas mais humanas e colaborativas, que impactem verdadeiramente a vida das pessoas”, destacou Arthur.


A aula magna de abertura foi ministrada pela gerente da Atenção Primária da Missão Sal da Terra, Larissa Peres, que apresentou a palestra “Atenção Primária como eixo estruturante da gestão e do cuidado em saúde”. Em sua fala, Larissa ressaltou o papel essencial da Atenção Primária, a importância dela como ordenadora das redes de cuidado e na efetividade das políticas públicas de saúde, ressaltando a importância dela como porta de entrada.


O primeiro painel temático, “Atenção nos cuidados paliativos: redes de cuidado”, promoveu reflexões sobre a importância do trabalho multiprofissional no acompanhamento de pacientes oncológicos e em situação de vulnerabilidade clínica e emocional. Participaram como palestrantes o médico de família e comunidade Arthur Fernandes, que abordou o tema “Comunicação de notícias difíceis em cuidados paliativos na Atenção Primária”; o geriatra Thiago Miranda; e a psicóloga Laura Correia, com a palestra “A contribuição da psicologia no cuidado paliativo oncológico”.


“Os cuidados paliativos e a Atenção Primária são quase como irmãos gêmeos: caminham juntos e compartilham a mesma essência. Ambos dependem do trabalho de uma equipe multiprofissional para garantir um tratamento adequado e eficaz. O cuidado paliativo, em especial, só alcança seu propósito quando há vínculo com a família e com a comunidade, algo que se fortalece justamente por meio da Atenção Primária.” disse Thiago. 


Na sequência, o professor Miguel Bortolini, doutor em Imunologia pela UFU, trouxe importantes reflexões sobre o papel da atividade física e da imunologia no cuidado integral à saúde. O cirurgião-dentista Dhiancarlo Macedo também participou do painel com a palestra “Estratégias de redução de risco no cuidado oncológico: atuação do cirurgião-dentista”, destacando a importância da abordagem integrada no tratamento de pacientes oncológicos.


ree

Durante o painel, os especialistas destacaram a relevância da integração entre a Atenção Primária, os cuidados paliativos e geriátricos, reforçando que o tratamento de pacientes nessas condições exige ações contínuas e coordenadas, que envolvem não apenas o cuidado clínico e psicológico, mas também o acompanhamento próximo de toda a equipe multiprofissional junto às famílias e aos pacientes.


O segundo painel da manhã teve como tema o “Cuidado integral na Atenção Primária: abordagem multidimensional para o cuidado da pessoa idosa”, com foco na prevenção de quedas e na promoção da funcionalidade.


As discussões contaram com a participação de Ana Luiza Rodrigues, coordenadora do Núcleo de Segurança do Paciente da Missão Sal da Terra, que abordou o tema “Mais que Prevenir Quedas: O Papel da Equipe Multiprofissional na Abordagem Integral e Segura do Idoso na APS”, destacando formas de prevenir acidentes entre a população idosa e de como essa prevenção contribui para a melhoria da qualidade de vida dos pacientes.


A farmacêutica clínica Débora Queiroz, da Atenção Primária, trouxe uma reflexão sobre a importância do atendimento clínico e individualizado ao idoso, apresentando uma perspectiva prática e multiprofissional sobre o papel do farmacêutico no cuidado integral à saúde.


A fisioterapeuta e pesquisadora Júlia Faria compartilhou uma visão sobre a funcionalidade na pessoa idosa, ressaltando que a prevenção é parte essencial da promoção da saúde. Por fim, o professor Álex Herval, da Faculdade de Odontologia da UFU, destacou a importância do cuidado bucal na terceira idade, ampliando o olhar para um envelhecimento mais saudável e completo.


Encerrando a manhã, os participantes tiveram um espaço de diálogo e troca, reforçando o compromisso com um cuidado cada vez mais humano, integral e multiprofissional.


ree

Evento: I Simpósio Cuidado Multiprofissional: transformando realidades na Atenção Primária

Data: 15/10 à 17/10

Hora: 08h às 17h

Local: Auditório 8C, UFU Umuarama  

Público-alvo: Profissionais e estudantes da área da saúde  

 
 
 

Comentários


34- 3255-1240

@missaosaldaterra

Copyright © 2023 Missão Sal da Terra. All rights reserved.

bottom of page