SAÚDE ARAGUARI

Compliance

WhatsApp Image 2021-12-07 at 11.58_edited.jpg

A Missão Sal da Terra existe há 40 anos, quando iniciou seu trabalho na área social e, posteriormente, na educação. Com o passar dos anos, também passou a desenvolver atividades na área da saúde, incialmente em Uberlândia, e depois também em Araguari. Desde seu início, os valores atrelados às nossas atividades são nítidos aos olhos de quem vê nosso trabalho:

AMIZADE, COMPROMISSO, EQUIDADE, ÉTICA, FIDELIDADE, INTEGRIDADE E VERDADE.

Assim, também esperamos que os que chegaram depois e juntaram-se à nossa missão de cuidar de pessoas e transformar vidas levem consigo nossos valores, conduta e ética. Ciente da importância do nosso trabalho desenvolvido nas áreas da saúde, educação e social, buscamos a integridade e conformidade organizacional por meio do Compliance.

O termo compliance tem origem no verbo em inglês to comply, que significa “em conformidade com”, “estar em conformidade”, “agir de acordo”.

Compliance é um programa que envolve diversos pilares na empresa, como controles internos, canais de denúncia, due diligence, auditorias e monitoramento, códigos e manuais de conduta, dentre outros. O objetivo é assegurar um ambiente de conformidade através do cumprimento de leis, normas e regulamentos e criar uma cultura interna baseada na disseminação dos princípios e valores da Missão Sal da Terra.

Quem faz o Compliance na MSDT?

Visando atender todas nossas áreas de atuações, sendo elas saúde, educação e social, bem como setores importantes que compõe nossos processos, o Programa de Compliance da Missão Sal Da Terra é composto por um membro de cada um dos seguintes setores: contabilidade, compras, contratos, TI, comunicação, TH, jurídico e também de cada área de atuação: 1 membro representante da saúde primária em Uberlândia, 1 membro representante da saúde secundária em Uberlândia  1 membro representante da educação e e 1 membro representante do social. O Programa de Compliance tem o seu próprio gestor, sendo o Compliance Officer, que reponde diretamente ao CEO da organização Missão Sal da Terra.

Manual de Ética e Conduta

Para que tudo esteja de forma alinhada e em conformidade com legislação e com os regulamentos internos da entidade, foi criado um Manual de Ética e Conduta, o qual traz as principais diretrizes para estabelecer uma cultura de conformidade, tanto internamente, desde os colaboradores de todas as áreas de atuação, até as médias e altas gerências e a alta governança da entidade, bem como também com todos os stake holders com quem a organização tem relacionamento e interesses em comuns, como: parceiros, terceiros, fornecedores, imprensa e mídia e, também, com o Poder Público.

Manual de Ética e Conduta