top of page

Com um pouco mais de 4 décadas de existência, a Missão Sal da Terra trabalha, desde seu início, com parceria público-privada. Como já dito aqui neste sitio, a MSDT é uma organização privada do terceiro setor, sem fins lucrativos, filantrópica e certificada como organização de assistência social.

Atua em 3 dos grandes pilares do poder público: desenvolvimento social, educação e saúde. Atualmente, está nas cidades de Uberlândia e Araguari, ambas em Minas Gerais.

Com seu crescimento e consequente amadurecimento, a Missão Sal da Terra implementou, em dezembro de 2021, seu Programa de Compliance e Integridade, que objetiva a criação e manutenção de uma cultura justa, pautada em valores éticos e íntegros, na transparência e na luta contra qualquer fraude, suborno ou corrupção.

white-puzzle.jpg

O Programa de Compliance e Integridade da MSDT é um conjunto de ferramentas organizacionais e de governança, que trabalha com mecanismos importantes para seu funcionamento:

PROGRAMA DE COMPLIANCE E INTEGRIDADE

Detecção

Correção

sitetcompliance.png

Prevenção

Monitoramento

Trabalhar na promoção de uma cultura de ética e integridade, preconizando a prevenção de não conformidades, 

Estabelecer critérios de identificação da ocorrência de não conformidades no ambiente organizacional, através de canais internos e processos investigativos.

Criar critérios objetivos de corrigir eventuais violações às normas de ética e integridade, utilizando-se de medidas administrativa e, quando cabíveis, até outros níveis de correção.

Manter ações de acompanhamento da matriz de riscos e a eficiência do funcionamento das barreiras criadas para dirimir não conformidades

Controles
Internos

    MÉTODOS E REGULAMENTOS

Para tanto, o Programa de Compliance e Integridade criou o Manual de Ética e Conduta (MEC), que é o fundamento de todo o trabalho a ser desenvolvido e implementado na organização, que se estende para todos seus stakeholders. 

É de suma importância que o MEC seja de conhecimento de todos os colaboradores da MSDT, também de todos os terceiros, parceiros e fornecedores. Mais além, o documento é público aqui e qualquer cidadão tem acesso ao seu conteúdo, clicando no botão ao lado:

eticaeconduta.png

GOVERNANÇA

Para fortalecer os mecanismos de governança da Missão, além do MEC, desenvolvemos também políticas e parte regulatória, os quais orientam a atuação desde os membros da Assembleia e dos Conselhos Administrativo e Fiscal, bem como a Diretoria Executiva, a alta e a média gerência e todos os colaboradores que executam a parte operacional da organização.

Além disso, contribui para a instauração da cultura justa, da transparência, da qualidade e confiabilidade dos serviços prestados.

Aqui, queremos destacar 2 políticas importantes para o fortalecimento, execução e acompanhamento das atividades do Programa de Compliance e Integridade. São elas:

ORGANOGRAMA.png

CULTURA DE COMPLIANCE

Difundimos e fortalecemos nossa cultura justa, ética e íntegra por meio de um calendário periódico de treinamento, além da participação do Compliance na integração institucional de novos colaboradores, também integração com prestadores de serviços terceirizados nos nossos estabelecimentos. Ainda, contamos com o apoio do setor de comunicação, com a divulgação de novidades do Programa, das ‘Pílulas de Compliance’ e da produção de material áudio visual distribuído internamente.

Adicionalmente, a MSDT disponibiliza internamente para todos os colaboradores e também prestadores de serviço terceirizado, voluntários e estagiários, um CANAL DE OUVIDORIA INTERNA, que é um ambiente de confiança e sigilo em que cada notificante pode acessar a qualquer tempo e manifestar sobre possíveis irregularidades e não conformidades. Mas nosso canal não se resume apenas em denúncias ou reclamações, ele também pode ser utilizado para fazer: sugestões, elogios ou pedido de informação.

conceito-de-colagem-de-controle-de-qualidade-padrao.jpg
bottom of page