top of page

Evento Controle das Infecções Relacionadas à Assistência de Saúde MSDT promove debates e orientações



Com o objetivo de conscientizar as equipes, a programação contou com palestras e mesas-redondas abordando diferentes aspectos relacionados à prevenção e ao manejo de infecções hospitalares




Em alusão ao Dia Nacional do Controle das Infecções Hospitalares, comemorado no dia 15 de maio, a equipe de Comissão de Controle de Infecções Relacionadas à Assistência à Saúde (CCIRAS) da Missão Sal da Terra realizou, nos dias 30 e 31 de maio, a Semana do Controle das Infecções Relacionadas à Assistência de Saúde. O evento, que aconteceu em formato online, reuniu especialistas para discutir e fornecer orientações sobre temas essenciais no combate às infecções hospitalares.


No primeiro dia de evento, a programação teve início com a palestra do Dr. Matheus Teodoro, geriatra, falando sobre a "Prevenção de Pneumonia Broncoaspirativa durante a internação de adultos e idosos". No mesmo dia, a Dra. Eduarda Mendes, infectologista, mediou um debate sobre a "Bronquiolite Viral Aguda e sua maior incidência no inverno". "No contexto da assistência à saúde, as infecções relacionadas podem impactar negativamente a saúde dos pacientes e comprometer a eficácia dos sistemas de saúde", destaca a infectologista. Ela ressalta que essas infecções são graves e, dependendo da microbiota do paciente, podem estar associadas a bactérias multirresistentes. Além disso, a detecção de uma infecção relacionada à assistência pode resultar em um maior tempo de internação para o paciente e aumento dos custos hospitalares, com o uso de antibióticos.


A infectologista da Missão Sal da Terra enfatiza, ainda, a importância das medidas preventivas, com o objetivo de reduzir a incidência de doenças respiratórias durante o inverno. "Nessa época, há um aumento significativo das doenças respiratórias. Para mitigar esse impacto, é fundamental adotar medidas preventivas, como a higienização adequada das mãos, o uso de máscaras, em caso de sintomas gripais, e evitar lugares fechados e aglomerações", afirma Eduarda.


O segundo e último dia de evento contou com insights do clínico geral, Dr. Bruno Roza, sobre o "Manejo de antimicrobianos na prática clínica". Para finalizar o encontro, foi realizada uma mesa-redonda com a participação da Dra. Eduarda Mendes, Dra. Amanda Rosa, pediatra, e Dr. Bruno Roza para discutirem a "Tomada de decisão de casos clínicos e pediátricos".


A Semana do Controle das Infecções Relacionadas à Assistência de Saúde teve o objetivo ampliar o conhecimento sobre o tema entre as equipes de saúde da Missão Sal da Terra e fortalecer a atuação desses profissionais na prevenção e combate às infecções hospitalares. Quanto às tendências e avanços esperados no controle das infecções relacionadas à assistência de saúde, a Dra. Eduarda Mendes destaca a importância da capacitação e conscientização das equipes. "Nosso objetivo é alcançar taxas de infecção hospitalar iguais a zero nas unidades da Missão Sal da Terra. Para isso, é essencial contar com uma equipe capacitada e consciente da importância de seguir protocolos de prevenção e controle de infecções", afirma a médica infectologista.


Ao promover a capacitação e conscientização, a Missão Sal da Terra reafirma seu compromisso em contribuir para uma assistência de saúde mais segura e de qualidade para todos, colocando sempre o paciente como o centro da atenção.

41 visualizações0 comentário
bottom of page