top of page

Missão Sal da Terra promove a 1ª Mostra de Boas Práticas em Saúde


Evento compartilha experiências de sucesso na Rede de Atenção de Uberlândia realizadas por equipes da Missão Sal da Terra

 



Equipes da Atenção Primária, Secundária e Terciária da Missão Sal da Terra se reuniram, no dia 25 de janeiro, no auditório da Faculdade Anhaguera, para o compartilhamento de experiências na rede de atenção durante a 1ª Mostra de Boas práticas em Saúde. O evento reuniu profissionais de saúde de áreas distintas com o objetivo de promover o compartilhamento de experiências bem-sucedidas no campo da saúde, destacando iniciativas inovadoras que tiveram impactado positivo na qualidade de vida dos pacientes.


Com o auditório lotado, a manhã foi dedicada a apresentação oral de oito trabalhos. Todos os participantes tiveram 10 minutos para expor as experiências e vivências que culminaram as ações exitosas. Após apresentação, os trabalhos foram submetidos a análise crítica de uma banca avaliadora, que premiou quatro deles.


Os trabalhos vencedores foram os apresentados pela Agente Comunitário de Saúde Eliana Maria Siqueira sobre a potencialidade do trabalho do agente comunitário de saúde; pela Fabiane de Oliveira Santos sobre a interdisciplinaridade do cuidado no manejo da criança em maus-tratos; pelo fisioterapeuta Diego Veloso Silva sobre a atuação do serviço de fisioterapia no desmame da oxigenioterapia e pelo psicólogo Hygor Cirino Alves sobre o projeto Consultório na rua.


A superintendente da Atenção Primária da Missão Sal da Terra, Melyne Rocha, ressalta que o encontro de boas práticas em saúde foi um momento de compartilhamento de experiências e dos resultados alcançados pelas equipes. “A experiência não apenas promove a melhoria contínua no cuidado aos pacientes, mas também facilita a troca entre os profissionais, estimulando a inovação e a adoção de práticas mais eficientes no campo da saúde. Então, é uma oportunidade única de aproximar mais as equipes e fortalecer a integração da rede de atenção”, afirma.


Durante a tarde, o evento recebeu mais de 700 pessoas para apreciação de 42 exposições em postêrs de trabalhos das equipes com diversos temas da rede de atendimento à saúde, como nutrição, saúde bucal, fisioterapia, psicologia, farmácia, entre outras. Os participantes tiveram a oportunidade de conhecer as práticas inovadoras e votaram na que mais gostaram, resultando em três trabalhos premiados, sendo eles o da Farmacêutica Carla Maria dos Santos sobre a atenção farmacêutica desenvolvida para pacientes analfabetos; o da Assistente Social Andressa Pains Fonseca sobre a articulação em rede para integralidade no cuidado a pacientes com transtorno mental e acumulativo e  o da Coordenadora de Fisioterapia, Lais Pereira Alcantara, sobre a importância da fisioterapia na mobilidade dos pacientes internados.


A Mostra destacou a colaboração entre diferentes áreas da saúde, evidenciando a integralidade no cuidado ao paciente. Para o CEO da Missão Sal da Terra, Arthur Pereira, o evento é uma ação importante para estimular outros profissionais a buscarem inovações, colocando sempre o paciente no centro da atenção. “Espera-se que este evento pioneiro inspire profissionais e estudantes a implementar práticas inovadoras em suas respectivas áreas, contribuindo para o aprimoramento constante dos serviços de Saúde”, afirma. Ele ainda completa ressaltando a importância de valorizar as pessoas e reconhecer o papel fundamental de todos os colaboradores, clientes e parceiros. “É verdade que o compromisso, o comprometimento e o amor são essenciais para alcançar os objetivos e cuidar verdadeiramente das pessoas. Fico feliz em fazer parte desse processo de transformação e em poder contribuir para algo tão significativo”, concluiu.

116 visualizações0 comentário
bottom of page