top of page

Hortas comunitárias em unidades de saúde distribuem mais de 270 kits de hortaliças a pacientes e fortalecem o cuidado com a comunidade



“Esses kits ajudam muito na nossa alimentação. A gente sente que não estão só cuidando da nossa saúde com remédio, mas também com carinho e atenção.” A declaração é dos moradores do município de Uberlândia (MG), Aníbal e Maria Zélia, e resume o impacto positivo que as hortas comunitárias vêm causando na vida dos pacientes e da comunidade local.


As hortas são fruto de um projeto idealizado e colocado em prática pelas equipes da Missão Sal da Terra em unidades de saúde sob sua gestão. Cultivadas e mantidas pelos próprios colaboradores, a iniciativa já distribuiu mais de 270 kits de hortaliças frescas aos usuários do serviço de saúde público do município.

 

Cada kit contém variações de hortaliças como salsinha, coentro, couve, almeirão, mostarda, alface e rúcula — todos colhidos diretamente das hortas e entregues gratuitamente às famílias, especialmente àquelas em situação de vulnerabilidade social. Muito mais do que doar alimentos, o projeto busca fortalecer o vínculo entre os profissionais de saúde e a comunidade.


“A horta comunitária é uma estratégia simples, mas extremamente eficaz. Ela aproxima os profissionais da população, incentiva hábitos alimentares saudáveis e, principalmente, mostra que é possível produzir hortaliças com pouco espaço e recursos. É uma ação que une cuidado, educação e dignidade,” destaca Danielle, nutricionista e gerente de nutrição da Atenção Primária.

 

Além de fornecer alimentos saudáveis, a iniciativa também tem um forte caráter educativo. As equipes incentivam os moradores a plantarem em casa, ensinando técnicas simples de cultivo e mostrando que é possível manter pequenas hortas mesmo em quintais pequenos, vasos ou canteiros improvisados. Além disso, nas entregas dos kits as nutricionistas orientam sobre os benefícios desses grupos alimentares à saúde e também a forma correta de higienização destes alimentos.

 






As hortas comunitárias representam uma nova forma de cuidar da saúde, que vai além do consultório e alcança o cotidiano das famílias. Por meio do cultivo coletivo, da escuta e da empatia, as equipes da Missão Sal da Terra mostram como a Atenção Primária pode transformar vidas com ações concretas, sensíveis e inspiradoras.

 
 
 

Comments


34- 3255-1240

@missaosaldaterra

Copyright © 2023 Missão Sal da Terra. All rights reserved.

bottom of page