top of page

Dia Nacional da Mamografia: data reforça sobre a importância do exame



Missão Sal da Terra alerta sobre a importância da realização do exame, que é primordial para a detecção precoce do câncer de mama e sucesso do tratamento

No dia 5 de fevereiro é comemorado o Dia Nacional da Mamografia. A data visa alertar as mulheres acerca da importância do cuidado com a saúde das mamas regularmente.

De acordo com a ginecologista Dra. Franciele Fagundes, o câncer de mama é o de maior mortalidade entre mulheres no Brasil, mas tem altas chances de cura, se diagnosticado precocemente. Por isso, a importância da realização da mamografia, exame de imagem das mamas, realizado por um mamógrafo, aparelho de radiografia. “É um exame simples, seguro e que não coloca a saúde do paciente em risco”, segundo as palavras da Dra. Franciele Fagundes.


A mamografia é capaz de detectar lesões mamárias muito pequenas, mostrando-se, por isso, muito eficiente no diagnóstico precoce do câncer de mama. Segundo o Ministério da Saúde, o exame deve ser realizado a cada dois anos, na faixa etária de 50 a 69 anos. Já a Sociedade Brasileira de Mastologia recomenda que mulheres a partir de 40 anos façam a radiografia das mamas anualmente.


De acordo com a Missão Sal da Terra, na UAI do bairro São Jorge, o número de mamografias realizadas pelo Mamógrafo Móvel em 2021 foi de 2.444. O mês com o maior número de exames foi Outubro, com 405. Assim, percebe-se a importância do Outubro Rosa na prevenção do câncer de mama. As propagandas enfatizando a importância da saúde das mamas são capazes de aumentar a procura pelo exame nesses meses.


É válido lembrar que o exame está disponível gratuitamente na rede SUS durante todo o ano. “Para conseguir realizar sua mamografia, procure a unidade de saúde mais próxima de sua residência, faça o seu cadastro e mantenha seus exames e acompanhamento de saúde em dia, de forma gratuita”, esclarece a Dra. Franciele Fagundes.


A mamografia também é indicada em caso de mulheres que perceberam alterações suspeitas nas mamas durante o autoexame. “A Missão Sal da Terra tem auxiliado muitas mulheres, possibilitando diagnóstico e tratamentos precoces, através do fornecimento de profissionais capacitados, agendamento e liberação de exames, durante todo o ano”, completa a Dra. Franciele Fagundes.


Procure a unidade de saúde mais próxima e faça o exame de mamografia regularmente. Previna-se!

28 visualizações0 comentário
bottom of page