top of page

Quando o talento encontra oportunidade, o resultado é reconhecimento!

A produção de conhecimento e o fortalecimento da prática profissional seguem como pilares da Missão Sal da Terra. Esse compromisso ganhou novo destaque com a atuação da colaboradora Julia Buiatte, Profissional em Educação Física, que foi finalista em dois importantes eventos científicos promovidos pela instituição: o SIMAP e a III Mostra de Boas Práticas.


Com trabalhos voltados ao cuidado integral de mulheres com fibromialgia na Atenção Primária à Saúde, Julia teve suas pesquisas reconhecidas por seu impacto científico, social e assistencial. As produções reforçam a importância do cuidado interprofissional, multiprofissional e centrado na pessoa como estratégia eficaz para o enfrentamento de condições crônicas complexas.


Para Julia, o reconhecimento também representa um marco pessoal e profissional:“Ter a oportunidade de apresentar pesquisas em eventos promovidos pela própria Missão é um privilégio. É fazer parte de uma instituição que valoriza, incentiva e investe no desenvolvimento acadêmico.”



No trabalho “Tratando a dor: o papel do Profissional de Educação Física no manejo interprofissional da fibromialgia na Atenção Primária à Saúde”, que conquistou o 3º lugar na Modalidade Pôster da III Mostra de Boas Práticas, foi avaliado o efeito de 12 semanas de exercício físico supervisionado, associado ao acompanhamento psicológico e multiprofissional. Os resultados apontaram redução significativa da dor e da gravidade dos sintomas, além de melhora na funcionalidade e na qualidade de vida das participantes, evidenciando a força das estratégias integradas de cuidado.


“Poder falar sobre um tema como a  fibromialgia, é uma oportunidade de dar voz a uma condição muitas vezes invisibilizada, que impacta profundamente a vida das pessoas. Escolhi esse tema visando ampliar o olhar da rede, ajudar na qualificação do cuidado multiprofissional e propor práticas mais humanizadas, integradas e sensíveis para às necessidades reais dos pacientes.” disse Julia.

Já o estudo “Cuidados multidimensionais e multidisciplinares na fibromialgia: impactos na dor e funcionalidade de mulheres na Atenção Primária”, vencedor na categoria de apresentação de pôster digital no SIMAP, relatou a experiência de implantação de grupos multiprofissionais em seis polos da Atenção Primária nos setores Sul e Leste de Uberlândia (MG). 


A iniciativa demonstrou o potencial da Atenção Primária em ofertar cuidado integral por meio da integração entre exercício físico, apoio terapêutico e educação em saúde, promovendo avanços clínicos, psicossociais e melhoria da qualidade de vida das participantes.


As duas produções evidenciam o impacto positivo do trabalho interdisciplinar, da descentralização dos serviços e da construção coletiva do cuidado, fortalecendo práticas inovadoras e replicáveis dentro do Sistema Único de Saúde (SUS).

Esse trabalho se fortalece no contexto da atuação em rede, contando com o apoio institucional da Secretaria Municipal de Saúde de Uberlândia que contribue para a consolidação de práticas integradas, para o fortalecimento da Atenção Primária e para a construção de um cuidado mais articulado, contínuo e resolutivo no território.

Para a Missão Sal da Terra, o reconhecimento desses trabalhos reafirma o compromisso institucional com a ciência, a educação permanente e o desenvolvimento acadêmico dos seus colaboradores.


Nós cuidamos de pessoas para transformar vidas, inclusive por meio da pesquisa, da inovação e da produção de conhecimento.

Convidamos todos os leitores a conhecerem e lerem os trabalhos na íntegra, que representam não apenas resultados científicos, mas histórias de cuidado, transformação e impacto real na vida das pessoas atendidas na Atenção Primária à Saúde.



 
 
 

Comentários


34- 3255-1240

@missaosaldaterra

Copyright © 2023 Missão Sal da Terra. All rights reserved.

bottom of page