Centro de Internação da Missão encerra projeto com pacientes de Covid-19


A unidade, agora, será destinada aos cuidados e tratamento de pacientes com outros casos clínicos com ênfase em atendimentos paliativos



Centro de Internação Municipal (CIM) de Uberlândia — Foto: Valter de Paula/Secretaria de Governo e Comunicação



O Centro de Internação da Missão (CIM), unidade de saúde da Prefeitura de Uberlândia gerenciado pela Missão Sal da Terra destinado ao tratamento e cuidados de pacientes diagnosticados com Covid-19, chegou ao fim. O projeto foi encerrado neste mês de novembro, quando a última paciente foi transferida para outra unidade de saúde para finalizar seu tratamento. Agora, a unidade receberá um novo projeto para atendimento em clínica médica com ênfase em atendimentos paliativos.


A unidade foi inaugurada no dia 11 de agosto de 2020, destinada exclusivamente a receber pacientes da rede avaliados com grau baixo a moderado da Covid-19. Composta por 92 leitos de enfermaria, 9 de urgência e o trabalho de uma equipe multiprofissional, nesses 1 ano e 4 meses, chegamos ao marco de mais de 2.700 altas. Foram pacientes que receberam todo cuidado adequado para o tratamento do vírus e vidas que foram transformadas e puderam retornar para seus lares e suas famílias.


Para o superintendente da Missão Sal da Terra, Arthur Pereira, além da oportunidade de estar junto ao município no combate à pandemia, o CIM foi uma experiência exitosa pessoalmente e profissionalmente para a Missão Sal da Terra, assim como para nossos colaboradores. “Assumimos aquela unidade com o compromisso de cuidar de pessoas e transformar as vidas que passassem por ali. E assim foi feito, nosso número de alta hospitalar mostra o empenho que nossas equipes tiveram para tratar e cuidar de todos os pacientes que passaram por ali”, destaca Arthur.


“A abertura do CIM foi mais uma das inúmeras ações da Prefeitura para combater a pandemia e salvar vidas. Com o aumento dos casos, sabíamos que precisaríamos de leitos para atender nossa população e não medimos esforços para oferecer assistência. Hoje, podemos dizer que nossas ações salvaram a vida de várias pessoas. Agora, com a estrutura sem pacientes com Covid-19, vamos dar outra destinação também pensando no bem-estar da população”, ressaltou o prefeito Odelmo Leão.


A Missão Sal Terra agradece, mais uma vez, a confiança da Prefeitura de Uberlândia em ter nos confiado a gestão do Centro de Internação e por poder nos proporcionar a oportunidade de atuar de forma tão significativa no combate à pandemia, podendo salvar tantas vidas.


Novo projeto para o CIM

Com a significativa queda de internações da rede municipal de pacientes diagnosticados com Covid-19, a Prefeitura de Uberlândia, aproveitando a estrutura já montada no CIM, optou-se por dar continuidade no trabalho desenvolvido pela Missão Sal da Terra.


Desta forma, a partir de 1º dezembro, o CIM se tornará CIC - um Centro de Internações Clínicas, que receberá pacientes de enfermaria clínica com ênfase em tratamentos paliativos. A ideia de aproveitar o espaço já estruturado para receber pacientes surgiu devido ao déficit de leitos de clínica médica disponíveis na rede municipal, situação essa agravada pelo aumento de agudização de condições crônicas devido a pandemia, como hipertensão, diabetes, pacientes idosos com comorbidades, entre outros.


O novo Centro de Internação será destinado aos pacientes das Unidades de Atendimento Integrado (UAIs) que necessitarem de internação clínica. Ou seja, a equipe médica das UAIs irá encaminhar os pacientes até a unidade para que recebam tratamento mais especializado. Vale ressaltar que já estamos vivendo o período de transição do projeto e, para isso, a equipe multiprofissional está recebendo treinamentos e capacitações para que possam se qualificar para os cuidados com os novos pacientes que serão internados na unidade.

168 visualizações0 comentário