top of page

Reflexão e planejamento:  o Summit Anual de Lideranças da Missão Sal da Terra


 




No dia 21 de fevereiro, aconteceu o Summit Anual de Lideranças da Missão Sal da Terra, no Gaudium Hall, em Uberlândia, reunindo líderes, gestores e diretores da instituição. O evento foi marcado por uma profunda reflexão sobre as conquistas de 2023 e as metas desafiadoras traçadas para 2024, destacando o foco em planejamento e gestão estratégica.

 

Entre as conquistas de 2023, destacaram-se a associação ao Instituto Brasileiro das Organizações Sociais de Saúde (IBROSS), Colégio Brasileiro de Executivos da Saúde (CBEXS) e Instituto Ética Saúde (IES), além da gestão das unidades de saúde do Setor Leste de Uberlândia, que ampliou a atuação da Missão de 32 unidades de saúde para 52, totalizando 73 equipes de saúde e mais de 2.800 colaboradores.

 

Outro acontecimento de 2023 que marcou a história da Missão Sal da Terra foi a inauguração do Centro Administrativo Torre Sul. A conquista é um marco significativo na expansão e capacidade operacional, em que reuniu em apenas um escritório toda a equipe de backoffice responsável por dar condições de trabalho para as equipes da ponta. Além disso, em 2023, a Missão Sal da Terra realizou a "Segunda Semana do Compliance", evento importante que reafirmou os valores fundamentais da Missão, destacando o compromisso com a ética, transparência e integridade em todas as atividades.

 

Na área do Social, a parceria estratégica com o Projeto Descubra, para o Complexo Acolher, demonstrou o engajamento da Missão em iniciativas pioneiras de assistência social. O projeto tem o objetivo de promover o acesso de adolescentes e jovens, em condição de vulnerabilidade social, a programas de aprendizagem e a cursos de qualificação profissional. Além disso, um acontecimento marcante em 2023, para o social, foi o reconhecimento pelo Conselho Nacional do Ministério Público de Brasília que enalteceu o trabalho exemplar do programa Família Acolhedora e do Apadrinhamento.

 

Por meio de ações educacionais, a Missão Sal da Terra também fortaleceu a presença nas comunidades, oferecendo suporte essencial para escolas e famílias a partir do acolhimento psicossocial, visando o bem-estar social e psicológico de crianças e jovens em situação de vulnerabilidade. Essas conquistas refletem o compromisso contínuo da Missão Sal da Terra em fazer a diferença e transformar a vida das crianças, que são o futuro do nosso país.

 

Durante o Summit, o CEO da Missão Sal da Terra e Diretor de Saúde, Arthur Pereira, destacou a importância do evento para avaliar os resultados alcançados em 2023 e traçar os próximos passos para o crescimento da entidade. Arthur ressaltou que o evento foi fundamental para compartilhar os desafios enfrentados e os aprendizados adquiridos ao longo do ano. “Momentos como esses são ricos para que possamos ter uma troca e alinharmos os ponteiros ao que tange às expectativas da empresa em relação a atuação das equipes e também do colaborador em relação a instituição. Acho esse momento valioso e necessário para que possamos todos nos dedicar a um objetivo único”, detalha.

 

Na ocasião, foram apresentadas também as OKR’s estratégicas para o próximo ano e a projeção para os 3 anos dos setores de saúde, educação e social. A metodologia é uma estratégi de desdobramento de metas a partir da definição de objetivos. Além de também englobar a análise dos resultados obtidos por meio do acompanhamento desses indicadores mensuráveis, o que permite que a instituição atue toda focada em único propósito. 

  

Avanços para a Saúde 


O setor de saúde da Missão Sal da Terra estabeleceu metas ambiciosas para o próximo ano, alinhadas com sua visão de excelência e compromisso com o bem-estar da comunidade. "Nosso objetivo é ganhar visibilidade tanto nacional quanto internacionalmente, consolidando-nos como uma entidade de destaque com identidade própria. Valorizamos profundamente a expressão dos nossos valores, pois acreditamos que isso é fundamental para qualificar integralmente nossos colaboradores, garantindo um ambiente de trabalho saudável e produtivo. Nosso compromisso é cuidar das pessoas com empatia e sensibilidade, superando sempre suas expectativas", saliente Arthur.

 

Além disso, a área está focada em compreender o custo do paciente atendido, o que permitirá direcionar o planejamento estratégico de forma mais precisa e eficaz, abordando questões organizacionais de maneira estratégica e assertiva.

 

Engajamento com a Educação

 

Noemi Mendes, diretora de educação da Missão Sal da Terra, ressalta que o setor está focado no tema de inovação e inspiração para o triênio 2022/2024. “O Summit Anual de Lideranças se revelou como divisor de águas para a área educacional, proporcionando a oportunidade de apresentar as realizações do ano de 2023 e estabelecer as diretrizes para os próximos três anos. Em um ambiente colaborativo e motivador, sentimo-nos preparados para enfrentar novos e ousados desafios com determinação, buscando sempre a relevância e eficácia em nossas ações educacionais. Através desse compromisso, afirmamos, com orgulho e responsabilidade, que nós cuidamos das pessoas para transformar vidas" destaca Noemi.



 Entre as OKRs do setor de educação, está o fortalecimento e a ampliação das parcerias para contribuir com a disseminação da educação pautada em princípios e valores em todo o município. Além disso, a organização tem como objetivo ganhar maior visibilidade tanto nacional quanto internacionalmente, visando ampliar a divulgação do seu modelo de ensino fundamentado em valores sólidos e princípios éticos. “Essas metas refletem o compromisso contínuo da Missão Sal da Terra em promover uma educação de qualidade e com impacto positivo na comunidade”, finaliza Noemi.

 

Alcance Social


A área social da Missão Sal da Terra alcançou importantes marcos em 2023, com números que refletem o impacto positivo de suas iniciativas na comunidade. No Acolhimento Institucional, 20 crianças e adolescentes encontraram apoio e acolhimento. Além disso, o serviço de apadrinhamento contou com a participação de 25 padrinhos afetivos, 12 padrinhos de serviço, 27 padrinhos provedores e 70 padrinhos parças, proporcionando suporte emocional e material para aqueles que mais precisam. O serviço de Acolhimento Familiar beneficiou 41 crianças e adolescentes, enquanto 555 inscrições foram recebidas para os projetos sociais, beneficiando 120 famílias por meio do Centro Comunitário Sal da Terra Shopping Park.

 

Estar ligado diretamente à área do social, sonhar, planejar tais projetos, nos desafia muito e, ao mesmo tempo, nos encoraja a materializar grandes sonhos para que todos os que estão conosco, sejam as crianças, adolescentes, famílias e toda nossa equipe, possam alcançá-los. Creio que 2024 vai ser um marco para nós, diante do que cremos, e vamos avançar, cumprindo o que Deus nos chamou a viver”, reflete o diretor do Social, Paulo Eduardo.

Para o ano de 2024, os propósitos da área são desafiadores, buscando ser reconhecida nacional e internacionalmente como referência no cuidado de crianças, adolescentes e idosos em situação de risco social e vulnerabilidade. Também, a organização visa inspirar mais voluntários a se engajarem em ações de solidariedade, contribuindo para a transformação de vidas e o bem-estar da comunidade. Essas metas refletem o compromisso contínuo da Missão Sal da Terra em promover o cuidado e a inclusão social em sua região de atuação.

 

O Summit encerrou-se com a certeza de que a Missão Sal da Terra está preparada para enfrentar os desafios de 2024 e continuar transformando vidas por meio do cuidado e da dedicação de seus colaboradores.

 

2024: alinhamento com a excelência e compromisso social

 

Na ocasião, foi apresentada uma nova versão da missão da instituição, que agora reflete um movimento significativo na abordagem e propósito por parte das equipes. Anteriormente centrada na ideia de "cuidar das pessoas para transformar vidas", a missão foi reformulada para "nós cuidamos das pessoas para transformar vidas". Essa mudança sutil visa promover um maior senso de pertencimento e responsabilidade entre todos os envolvidos na jornada da Missão Sal da Terra. Ao enfatizar o envolvimento ativo de cada indivíduo no processo de cuidado e transformação, a nova missão busca inspirar equipes mais comprometida em alcançar os objetivos da organização.

 

O evento também foi marcado pela apresentação das novas OKR’s para os próximos 1 e 3 anos vinculados aos pilares estratégicos da Missão Sal da Terra: experiência do colaborador, satisfação do cliente e saúde financeira, reforçando o compromisso da instituição com a excelência e a eficiência em seus serviços.


Confira algumas fotos desse grande dia:



 

84 visualizações0 comentário

Commentaires


bottom of page