top of page

MSDT participa e compartilha práticas inovadoras no 1º Seminário de Enfermagem em Uberlândia

A Missão Sal da Terra participou do 1º Seminário de Práticas Exitosas em Enfermagem promovido pela Secretaria Municipal de Saúde, em parceria com as organizações sociais, em comemoração ao mês do profissional de enfermagem. O evento, que ocorreu entre os dias 29 e 31 de maio, teve como objetivo valorizar e reconhecer o trabalho dos enfermeiros e técnicos de enfermagem da Rede Municipal de Saúde de Uberlândia, além de promover a integração e compartilhamento de práticas bem-sucedidas nas diferentes áreas de atuação.


O seminário foi realizado no auditório Cícero Diniz, no Centro Administrativo Municipal. Durante os três dias, foram apresentados 45 trabalhos, selecionados de um total de 67 submetidos, abordando práticas exitosas nas áreas de Atenção Primária, Atenção Especializada, Urgência e Emergência, e Atenção Hospitalar.


Um dos destaques do evento foi a participação da Missão Sal da Terra, que recebeu premiação pelos trabalhos realizados por enfermeiros da Atenção Primária à Saúde (APS), do Campus Municipal de Atendimento à Pessoa com Deficiência e do Consultório na Rua. Na APS, a equipe obteve o primeiro e segundo lugar.


O enfermeiro Lauro Ricardo de Lima Santos, da UBSF Granada I, compartilhou dois projetos de sucesso: o “Projeto MEV” (Mudança de Estilo de Vida) e o “Uso de tecnologias para auxílio na gestão de saúde em UBSF”. Segundo Lauro, o Projeto MEV tem contribuído para a promoção da saúde e prevenção de doenças na comunidade com resultados positivos como a redução da hiperutilização da UBSF e o fortalecimento do vínculo entre a equipe e os pacientes.


Outro trabalho premiado foi apresentado pela enfermeira Jessica de Souza Ferreira Oliveira sobre os desafios e avanços na implantação do Consultório na Rua no município de Uberlândia. Essa iniciativa tem se mostrado fundamental para levar cuidados de saúde às pessoas em situação de vulnerabilidade, promovendo a inclusão e o acesso aos serviços de saúde.


Na atenção especializada, foi premiado o trabalho intitulado "Importância da orientação de higiene bucal para os usuários do Campus Municipal de atendimento à pessoa com deficiência (CMAPCD)”, apresentado pela enfermeira Vânia Evaristo dos Reis.


De acordo com a diretora de atenção primária da Missão Sal da Terra, Melyne Serralha Rocha, os trabalhos apresentados pelos enfermeiros demonstraram o compromisso e a dedicação em promover a saúde e transformar vidas. “Essa oportunidade de compartilhar conhecimentos e experiências foi fundamental para fortalecer ainda mais a nossa equipe e contribuir para a melhoria na saúde em Uberlândia. Parabenizo a todos os profissionais envolvidos e agradeço pelo empenho em desenvolver práticas inovadoras na área da enfermagem”, afirma a diretora.


Durante a abertura do seminário, houve também uma homenagem aos enfermeiros e técnicos da Rede de Atenção à Saúde. A técnica de enfermagem Francisca de Souza Rodrigues, representando a equipe da Missão Sal da Terra, foi reconhecida pelo trabalho prestado ao longo dos anos na Atenção Primária à Saúde.


Uberlândia conta com mais de 2.500 profissionais de enfermagem que atuam nos diversos pontos de Atenção da Rede Municipal de Saúde. Larissa Peres, enfermeira da Educação Permanente da Atenção Primária à Saúde, ressaltou a importância dos trabalhos apresentados pela Missão Sal da Terra e avaliou o impacto dessas práticas inovadoras para a melhoria na saúde no município de Uberlândia. Segundo a profissional, as ações exitosas mostram a dinamicidade, a proatividade e a busca constante por qualidade na enfermagem, além de contribuírem para o fortalecimento da rede de atenção à saúde.


“O 1º Seminário de Práticas Exitosas em Enfermagem foi uma oportunidade de compartilhamento de conhecimentos e experiências, reafirmando o compromisso dos profissionais de enfermagem em cuidar das pessoas e transformar vidas. A iniciativa evidenciou a importância desses profissionais na promoção da saúde e no desenvolvimento de soluções inovadoras para os desafios enfrentados na área da saúde”, finaliza Larissa.

103 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page