top of page

Missão Sal da Terra realiza mais de 700 mil atendimentos no Setor Sul de Uberlândia no ano de 2022



A instituição é responsável pela gestão de 37 unidades de saúde em Uberlândia, oito Centros Educacionais, quatro projetos sociais e a UPA 24h em Araguari




Somente no ano de 2022, a Missão Sal da Terra, associação beneficente sediada em Uberlândia (MG), realizou cerca de 700 mil atendimentos na Atenção Primária à saúde (APS) e Secundária do Setor Sul de Uberlândia, além de 73.261 atendimentos na UPA 24h em Araguari. Os números expressivos representam uma parcela do trabalho que foi realizado pela instituição ao longo do ano que, em 2022, recebeu uma certificação internacional Qmentum International Diamond.


Atualmente, a Missão Sal da Terra é responsável pela gestão de 38 unidades de saúde, sendo: 27 Unidades Básicas da Família (UBSF); duas Unidades Básicas de Saúde (UBS), sendo a UBS Pampulha e UBS Patrimônio; duas unidades destinadas aos cuidados de pessoas com Deficiência - o Campus Municipal de Atendimento à Pessoa com Deficiência e o Centro de Referência Transtorno Espectro Autista (CRTEA); um projeto itinerante para atendimento à pessoa em situação de rua, o Consultório na Rua; Duas UAI's, sendo a UAI São Jorge e UAI Pampulha; uma unidade de atendo à pessoa com Diabetes, o Centro Municipal de Atendimento ao Diabético (CMAD); um Centro de Internação Pediátrico; A UPA 24h de Araguari e um Centro de Internação Clínico. Além da forte atuação na área da saúde em Uberlândia, a instituição também faz a gestão de oito Centros Educacionais e quatro projetos sociais.


Do total de atendimentos do Setor Sul, somente a Atenção Primária á Saúde, porta de entrada do usuário no Sistema Único de Saúde (SUS), realizou mais de 449 mil atendimentos, além de 390 mil visitas domiciliares realizadas pelos Agentes Comunitários de Saúde. Com forte atuação na prevenção à saúde, a APS computou mais 602 mil exames realizados e 70 mil consultas e procedimentos odontológicos.


As UAI’s São Jorge e Pampulha realizaram mais de 105 mil e 112 mil atendimentos, respectivamente, no Pronto Atendimento. O Ambulatório de Especialidades da UAI São Jorge, que conta com atendimentos de 11 especialidades diferentes, como oftalmologista, endocrinologista, cardiologista, neurologia, entre outros, realizou cerca de 26 mil consultas, sendo a especialidade de oftalmologia a mais procurada, com mais 5 mil consultas realizadas, seguida de Ortopedia (4 mil) e Cardiologia (3,5 mil).


Em Araguari, a UPA 24h realizou mais de 73 mil atendimentos, sendo eles com Assistente Social, Enfermeiros, Fisioterapeutas, médicos, entre outros. Além disso, a unidade também realizou mais de 114 mil exames laboratoriais durante o ano.


Na área da Educação, a Missão Sal da Terra faz a gestão de oito Centros Educacionais (Ceduc’s) para crianças de quatro meses a cinco anos e atende mais de 1.200 crianças. Com 200 dias letivos e oferecendo cinco refeições ao dia para cada criança, os Ceduc’s, somente no ano de 2022, ofereceram mais de 6 mil refeições diárias, garantindo a boa alimentação dos alunos para que tenham melhor qualidade no aprendizado.


Já na área social, a Missão Sal da Terra faz a gestão de quatro projetos sociais, sendo eles voltados às pessoas em situação de vulnerabilidade social. Esses projetos e serviços são o Família Acolhedora, Acolhimento Institucional, Apadrinhamento e Centro Comunitário Genésio de Melo Pereira.


O Família Acolhedora, serviço de acolhimento familiar temporário para crianças e adolescentes que foram afastados de suas famílias por decisão judicial, finalizou o ano de 2022 com 43 crianças e adolescentes acolhidas e 36 famílias cadastradas. Já o programa de Apadrinhamento, movimento que reúne voluntários para ‘apadrinhar’ as crianças que estão afastadas de suas famílias em abrigos ou famílias acolhedoras conta, até o momento, com 80 padrinhos cadastrados. Esses padrinhos podem realizar atividades afetivos, de serviço, provedores ou ser voluntário parça.


Para o CEO da Missão Sal da Terra, Arthur Pereira, após dois anos de trabalhos intensos, na área de saúde, 2022 foi um ano de muitas realizações em todos as áreas de atuação da Missão Sal da Terra. “Estamos muito felizes com os frutos do nosso trabalho e certos de que em 2023 continuaremos desenvolvendo diversos projetos e programas, que visam assistir o ser humano na sua integralidade”. Ele reforça o quanto é gratificante ver esses números, pois expressam todo trabalho e dedicação na missão de 'cuidar das pessoas para transformar vidas': “Entendemos que são mais que números, são pessoas e famílias que tiveram suas vidas impactadas de alguma forma por nossos cuidados. Chegamos ao fim de mais um ano com a certeza que pudemos fazer algo pelo próximo e, sobretudo, pelo nosso município”, conclui o CEO.


Certificação internacional


Em abril de 2022, a Missão Sal da Terra tornou-se a primeira rede de atendimento em saúde pública da América Latina a receber a acreditação Qmentum International Diamond. A prestigiosa designação é o resultado de uma rigorosa avaliação de mais de dois anos de desenvolvimento de processos contínuos e gestão de serviços de saúde, regidos pelos mais rigorosos padrões de excelência em atendimento e segurança ao paciente.

42 visualizações0 comentário

Σχόλια


bottom of page