top of page

Missão Sal da Terra marca presença no Congresso Mineiro de Educação Infantil 



Nos dias 23 a 25 de fevereiro de 2024, a diretora de Educação da Missão Sal da Terra, Noemi Mendes, acompanhada pela diretora assistente, Josy Souza, participaram do Congresso Mineiro de Educação Infantil, em Belo Horizonte. Sob o tema "Cuidar de quem cuida e educa", o evento proporcionou uma imersão profunda em questões teóricas e práticas relacionadas à inclusão na primeira infância, além de refletir sobre os avanços e transformações da Educação Infantil.

 

A abertura do evento foi marcada por uma palestra magna proferida pela Professora Dra. Célia Godoy, que discutiu os desafios e responsabilidades envolvidos na inclusão. Durante os dois dias seguintes, uma variedade de palestras e debates abordou tópicos relevantes, desde proposições curriculares até práticas humanizadas, formação para Educação Especial, criatividade na infância, saúde infantil e intervenções qualificadas para educandos autistas.

 

Para Noemi, a participação no congresso representou uma oportunidade valiosa de aprimoramento profissional. Ela destacou a relevância dos temas discutidos para os objetivos educacionais da Missão Sal da Terra, enfatizando que as discussões enriqueceram o entendimento dos desafios enfrentados diariamente nas escolas. “As práticas humanizadas da Educação Infantil, e outras abordagens discutidas no evento, inspiraram reflexões sobre como a instituição poderá melhorar suas práticas educacionais, especialmente no que diz respeito ao olhar para as singularidades das crianças e ao desenvolvimento de intervenções pedagógicas adequadas a cada contexto”, diz.

 

Encontro com autores e novas inspirações

 


Durante o evento, Noemi e Josy tiveram a oportunidade de conhecer pessoalmente os autores do livro "DoroTEA", Bruno Grossi e Daniele Muffato. O livro, que aborda de forma sensível e educativa a jornada de uma peixinha autista chamada Dorotea, foi destaque em uma sessão especial dedicada ao tema "TEA - Como lidar com essa realidade crescente na Educação Infantil". As educadoras participaram ativamente do diálogo com os autores, quando puderam trocar experiências sobre a importância da representação e compreensão do autismo na sociedade, na escola e na vida das crianças. A história de Dorotea inspirou-as, ainda mais, a buscar maneiras criativas e inclusivas de apoiar e valorizar cada criança, independentemente de suas características individuais.

 

Noemi considera fundamental explorar a criatividade e a imaginação na primeira infância, tornando as crianças protagonistas do processo de aprendizagem e ampliando seus repertórios culturais e cognitivos, por meio da mediação pedagógica. Em relação à saúde infantil, enfatiza a importância de uma abordagem holística e integrada, onde a educação e a saúde trabalham em conjunto, para garantir o desenvolvimento saudável e o bem-estar das crianças atendidas pela instituição.

 

 

Compromisso renovado com a excelência educacional

 

Ao final do congresso, Noemi e Josy retornaram à Missão Sal da Terra com novas percepções, estratégias e inspiração, para continuar aprimorando a qualidade da educação oferecida, alinhada ao propósito maior da instituição de cuidar das pessoas para transformar vidas. O compromisso de implementar as aprendizagens adquiridas no congresso reflete o comprometimento contínuo da Missão Sal da Terra em proporcionar uma educação de excelência e inclusiva para todas as crianças, independentemente de suas diferenças e desafios.

34 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page