Missão Sal da Terra tem dois artigos publicados na Revista Science

Atualizado: Jun 26


O periódico tem se tornado referência nacional por apresentar cases de qualidade e excelência em atendimento e processos na área da saúde





Visando uma assistência efetiva, contínua e humanizada da saúde de Uberlândia, profissionais da Missão Sal da Terra estão em constante estudo e atualização a fim de gerenciar estratégias de excelência que garantam essa integração de cuidados e que propiciem serviços de saúde com maior equidade e integralidade, principalmente para aqueles pacientes com necessidades complexas em saúde e que demandam um cuidado multiprofissional.


Este mês, mais uma vez, a Missão Sal da Terra foi destaque na Revista Science - Uma publicação IQG com dois artigos que tratam da "Assistência farmacêutica na atenção primária à saúde como forma de integração do cuidado" e também sobre a "Operacionalização dos serviços de saúde bucal com ênfase na integração multiprofissional na atenção primária e secundária".


O primeiro estudo, que trata da assistência farmacêutica na atenção primária à saúde como forma de integração do cuidado, foi desenvolvido por Mônica Soares, Adriana de Cássia Gomes e Leticia Marçal, todas farmacêuticas da Atenção Primária e por Melyne Rocha, diretora da Atenção Primária.


O artigo relata a experiência do desenvolvimento de uma ferramenta para o acompanhamento farmacoterapêutico de pacientes atendidos na atenção primária à saúde em Uberlândia (MG). “A assistência farmacêutica foi realizada por meio de intervenções em pacientes identificados pelo sistema de gestão Fast Medic como usuários de polifarmácia (76%) e não aderentes farmacológicos (8%)”, detalha a diretora da Atenção Primária, Melyne Rocha. Segundo ela, o estudo constatou a relevância da atuação da assistência farmacêutica na atenção primária junto com a equipe multidisciplinar para a promoção e a prevenção da saúde dos pacientes, bem como a importância do aprimoramento da integração do cuidado.


O segundo estudo, que trata da operacionalização dos serviços de saúde bucal com ênfase na integração multiprofissional na atenção primária e secundária, foi desenvolvido por Frederico Oliveira, Referência Técnica em Saúde Bucal, Leiriane Alves de Souza, cirurgiã-dentista da Atenção Primária, além da participação de Melyne Rocha.


Segundo Frederico, a atuação das equipes de saúde bucal na atenção primária à saúde tem por finalidade oferecer aos pacientes um atendimento integral e resolutivo. "O estudo traz um relato de experiência profissional da Rede de Atenção à Saúde Bucal do Setor Sanitário Sul de Uberlândia (MG), descrevendo o I Painel de Casos Clínicos e Experiências Exitosas – Saúde Bucal, cujo objetivo foi integrar a equipe multiprofissional e a interação da atenção primária e secundária, no contexto da Planificação da Atenção à Saúde e da certificação Qmentum", detalha.


No evento, foram apresentados casos clínicos e experiências das equipes que alinharam-se aos protocolos clínicos, fluxogramas e procedimentos operacionais padrão adotados pela Missão Sal da Terra.


Os dois estudos que resultaram nos artigos reforçam o empenho e o pleno desenvolvimento das equipes de saúde e saúde bucal da Missão Sal da Terra, que dedicam-se a oferecer atendimento humanizado e de excelência, visando a melhor experiência do paciente que passa pelas unidades de saúde administradas pela Missão Sal da Terra em Uberlândia.