Evento sobre cuidado precoce na Cardiopatia Congênita, realizado pela Missão Sal da Terra, reuniu profissionais e estudantes da área da saúde
- Thaynara Inacia
- há 7 dias
- 2 min de leitura

No dia 25 de junho, a Missão Sal da Terra realizou o evento "Olhares Integrados na Cardiopatia Congênita: Da Prevenção ao Suporte", um encontro marcado por intensas trocas de saberes, reflexões e pelo fortalecimento da atuação em saúde.
Com a participação de mais de 150 pessoas, entre profissionais de saúde e estudantes, o evento evidenciou a importância do conhecimento sobre a cardiopatia congênita.
Trata-se de uma condição que, quando diagnosticada precocemente, possibilita intervenções mais eficazes e melhora significativamente o prognóstico das crianças. Compreender esse tema é fundamental, pois a informação adequada pode não apenas orientar o cuidado, mas também transformar vidas e trajetórias.
Mariana Thees, coordenadora do Centro de Educação Permanente, falou sobre a importância do evento: “Cerca de 30 mil crianças nascem com cardiopatia congênita por ano no Brasil, e 40% delas precisam de cirurgia no primeiro ano de vida. Diante da ausência de mobilizações sobre o tema, mesmo com a data nacional de conscientização em 12 de junho, o evento realizado em Uberlândia surge como uma iniciativa pioneira para ampliar o conhecimento sobre a condição. Gratuito e voltado a profissionais e estudantes da saúde, o treinamento buscou fortalecer a capacidade de identificação e orientação dos casos, contribuindo para a melhoria da qualidade de vida dos pacientes”, detalha.
A programação foi cuidadosamente pensada para proporcionar uma visão ampla e integrada sobre o tema, contemplando desde o diagnóstico fetal, com ênfase na importância da detecção ainda durante a gestação, até o suporte após o nascimento, com orientações sobre condutas iniciais e cuidados essenciais.
Também foi discutida a abordagem multidisciplinar no cuidado à criança com cardiopatia congênita, ressaltando a necessidade da atuação conjunta entre diferentes áreas da saúde para garantir um atendimento mais completo e humano.
“Escolhi estar aqui porque esse é um tema essencial: uma em cada 100 crianças nasce com algum tipo de cardiopatia. Compreender melhor essas condições ajuda a aprimorar nossa prática clínica, principalmente no rastreio e na condução dos casos, prevenindo até desfechos graves.” disse, Michele, que é médica de Saúde da Família, e participou do evento em busca de novos conhecimentos.
O evento se consolidou como uma iniciativa essencial para qualificar o cuidado multiprofissional e ampliar os olhares sobre essa condição. Mais do que um momento de formação, foi uma experiência de sensibilização e engajamento em prol de uma saúde mais integral e transformadora.
Comments