top of page

Evento leva orientações sobre saúde bucal para diabéticos


 

Celebrando o Dia Mundial da Saúde Bucal neste dia 20 de março, a Missão Sal da Terra destaca-se pelos cuidados odontológicos primários para a comunidade de Uberlândia. Este ano, em uma iniciativa especial, pacientes diabéticos receberam atenção em um evento organizado em todas as unidades que oferecem atendimento odontológico.

 

Durante a ação, realizada nesta quarta-feira, dia 20, os profissionais de odontologia conduziram orientações sobre a importância dos cuidados bucais para pacientes diabéticos. Por meio de dinâmicas lúdicas, como quiz com mitos e verdades sobre o tratamento odontológico em diabéticos, os participantes foram engajados ao tema e receberam informações e puderam sanar diversas dúvidas. Todos os participantes levaram consigo kits com produtos essenciais para manter uma rotina de cuidados bucais adequada em casa, complementando os conselhos e orientações recebidos.

 

A importância desses cuidados não pode ser subestimada. “Pacientes diabéticos enfrentam um risco aumentado de problemas bucais, e a negligência nessa área pode complicar ainda mais o controle da diabetes. Portanto, estar bem informado e tomar medidas preventivas é essencial para manter a saúde bucal em dia”, diz Frederico Aparecido de Oliveira Medeiros, coordenador de Odontologia APS, que organizou a ação.

 

Atenção Primária à saúde

 

Além de cuidar de pacientes diabéticos, a Missão Sal da Terra é uma peça fundamental na Atenção Primária à Saúde da região. Desde o recém-nascido até o idoso, a equipe oferece uma ampla gama de serviços odontológicos, incluindo prevenção e promoção da saúde bucal. “Em nossos atendimentos, promovemos uma atenção à saúde de qualidade, centrada no usuário, de maneira segura, eficiente, equitativa e humanizada, com prestação de serviços programados e/ou de demanda espontânea, em todos os ciclos de vida (saúde da criança, saúde do adolescente, saúde do adulto, saúde da mulher e saúde do idoso), e em condições crônicas”, diz Frederico.

 

Prevenção e promoção da saúde bucal

 

Destacam-se iniciativas como o "Programa de Cuidados Odontológicos na Primeira Infância", que integra consultas odontológicas a consultas de puericultura, e ações educativas direcionadas às gestantes, enfatizando a importância do pré-natal odontológico.

 

Os números robustos de atendimentos odontológicos realizados no Setor Sul em 2023 refletem o compromisso com a saúde bucal da comunidade. Com um total de 31.040 consultas e 11.236 primeiras consultas programáticas, a equipe demonstrou sua dedicação em fornecer cuidados preventivos e curativos de alta qualidade. A conclusão de 10.175 tratamentos odontológicos evidencia a eficácia dos serviços prestados, enquanto os 63.578 procedimentos realizados refletem a abrangência e a diversidade das intervenções oferecidas.

 

Expansão e expectativas

 

Com a expansão da Missão Sal da Terra para a gestão das unidades de saúde do setor Leste, espera-se um aumento significativo no número de procedimentos odontológicos e ações de promoção e prevenção em saúde bucal. “Seguindo os três pilares estratégicos da Instituição: Experiência do Colaborador, Satisfação do Cliente e Saúde Financeira, temos a expectativa de crescimento no número de procedimentos odontológicos e ações de promoção e prevenção em saúde bucal, ampliando o acesso da população aos nossos serviços”, afirma o coordenador. “Pretendemos ampliar a qualificação da assistência, capacitando os profissionais para o trabalho em equipe, com integração e inter-relação entre os profissionais da equipe multidisciplinar”, acrescenta.

 

Saúde bucal e bem-estar

 

  A importância da saúde bucal vai muito além de um sorriso bonito. Ela é essencial para prevenir infecções e o agravamento de diversas doenças, como o diabetes e a anemia. O acesso facilitado ao tratamento odontológico em Uberlândia tem contribuído significativamente para a melhoria da saúde e qualidade de vida da população.

 

A Missão Sal da Terra não somente trata dos dentes, como também transforma vidas, porque vai além do diagnóstico e tratamento de doenças na boca. “Nosso foco é o bem-estar do indivíduo como um todo. Neste sentido, preconizamos a integralidade do cuidado de forma humanizada”, conclui Frederico.


Confira um pouco de como foi a ação do Dia mundial da Saúde Bucal nas nossas unidades




44 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page