top of page

Abril Verde celebra a promoção da Segurança no Trabalho

Abril é o mês dedicado à conscientização e prevenção contra os acidentes de trabalho e doenças ocupacionais, devido ao Dia Mundial de Segurança e Saúde no Trabalho, celebrado no dia 28. Nesse sentido, a Missão Sal da Terra, por meio do Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho (SESMT), intensificou esforços para promover uma cultura de segurança robusta entre seus colaboradores, por meio de ações em alusão à comemoração.

 

Durante todo o mês, o SESMT realizou uma série de eventos e atividades, reunindo colaboradores e suas famílias em uma jornada de conscientização e cuidado mútuo. A programação incluiu palestras, workshops, dinâmicas, peças teatrais e exposições de arte, abordando temas que vão desde a prevenção de acidentes de trabalho até questões de saúde pública, como a dengue. A participação da família dos colaboradores é incentivada, com exposições de arte que destacaram a importância da segurança do trabalho para o bem-estar de todos.

 

Raquel Cicutto, engenheira de Segurança do Trabalho, destaca: “celebramos esta data comemorando os resultados alcançados na prevenção de acidentes e doenças ocupacionais na organização, avaliando e revisando aprendizados para garantir sempre as melhores práticas e processos, além de fomentar constantemente a cultura de cuidado consigo e com o outro”.

 

Passando por um momento de forte epidemia de dengue no município, as ações do abril verde contemplaram o apoio da equipe de Zoonoses, através de stands interativos com atividades para conscientizar os colaboradores sobre o ciclo de vida do mosquito, e ensinar, de forma prática e acessível, as medidas mais eficazes para eliminar os criadouros e prevenir a proliferação da dengue. “Este é um momento oportuno para abordar questões que vão além da segurança ocupacional. Queremos promover não apenas a segurança no ambiente de trabalho, mas também incentivar os colaboradores a levarem essa cultura para dentro de suas casas”, afirma Raquel.

 

Durante o Abril Verde, as unidades de saúde da MSDT se tornaram palco para uma série de eventos planejados pela equipe do SESMT, com o objetivo de sensibilizar e educar os colaboradores sobre questões cruciais relacionadas à segurança e saúde no trabalho. Na Atenção Primária do setor Sul, as quintas-feiras foram reservadas para palestras, oficinas com jogos interativos e ginástica laboral, todas cuidadosamente projetadas para alcançar o maior público possível, proporcionando uma oportunidade para reflexão e aprendizado sobre práticas seguras no ambiente laboral.

 

Na UAI São Jorge, a ênfase recaiu sobre a conscientização do cuidado mútuo através de palestras, stands informativos e uma envolvente apresentação teatral promovida pela CIPAA, que busca sensibilizar os colaboradores sobre a importância de zelar pela segurança e bem-estar uns dos outros. Enquanto isso, nas UAIs Morumbi e Tibery, as atividades se estenderam ao longo de todo o mês, com destaque para apresentações teatrais realizadas pelo Settran, cujo objetivo foi prevenir acidentes no trajeto para o trabalho, incentivando comportamentos seguros e responsáveis.

 

No Centro de Internação Pediátrico, a abordagem se voltou para a saúde além do ambiente de trabalho, com uma palestra focada em alimentação saudável, convidando os colaboradores a repensarem seus hábitos alimentares, em prol da saúde e qualidade de vida. Essas ações representaram um esforço conjunto para criar ambientes de trabalho mais seguros e promoverem o bem-estar integral dos colaboradores.

 

Depois de um mês inteiro de muitas ações, Raquel ressalta ainda o papel crucial do SESMT. “Nossa missão é promover qualidade de vida, evitando acidentes e doenças ocupacionais. Estamos aqui para cuidar, conscientizar, treinar, proteger e mitigar riscos em todas as áreas, visando a redução dos índices de acidentes e o bem-estar dos colaboradores”.

 

Com a união de esforços da Missão Sal da Terra, do SESMT e de outras entidades, o Abril Verde se fortalece como um momento de reflexão, aprendizado e ação, visando garantir ambientes de trabalho mais seguros e saudáveis para todos.

 

Acidentes no Brasil

 

Para se ter uma ideia, no Brasil, a cada 32 segundos, um acidente de trabalho ocorre, revelam dados do Ministério do Trabalho. Em 2022, o país testemunhou 673 mil ocorrências, um aumento de 18% em relação ao ano anterior. Entre esses incidentes, quase um terço demandou tratamento médico por mais de 15 dias, enquanto 2.500 resultaram em óbito.

 

Em Uberlândia, a situação não é menos preocupante. Segundo dados do Observatório de Segurança e Saúde no Trabalho, em 2022, o município registrou 3,4 mil acidentes, evidenciando a necessidade urgente de medidas eficazes para promover um ambiente laboral mais seguro.

 

30 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page