A Missão Sal da Terra reforça a importância de continuar prevenindo as doenças respiratórias




A Missão Sal da Terra alerta a todos sobre os cuidados preventivos contra a variante da influenza (gripe H3N2), Covid-19 e outras doenças respiratórias. É muito importante que a população não baixe a guarda e redobre os cuidados contra essas doenças, especialmente neste momento de aumento acelerado dos casos.


Os sintomas da covid-19 e da influenza se manifestam como síndrome gripal. A infectologista da Missão Sal da Terra, Dra. Fernanda Távora explica que são um conjunto de sinais e sintomas que se manifestam como febre, dor de garganta, congestão nasal, tosse seca e dores do corpo que muitas vezes se resolvem espontaneamente ou com auxílio de algumas medicações sintomáticas como analgésicos e antitérmicos.


A forma de transmissão de ambas as doenças é por via respiratória, através de gotículas que se disseminam pelo ar, então a prevenção das doenças é a mesma com o uso de máscara e higienização das mãos, distanciamento social e evitar aglomerações. “Então se a pessoa está com algum sintoma gripal deve evitar sair de casa e não ter contato com pessoas mais suscetíveis aos quadros graves da doença como os idosos e as pessoas imunossuprimidas”, explica a Dra. Fernanda. “E lembre-se, o principal meio de prevenir a ocorrência dessas doenças é a vacinação”.




Como os casos estão se espalhando rapidamente, a orientação da Dra. Fernanda é evitar ir desnecessariamente ao pronto-socorro. “Além do risco de transmitir o vírus a outras pessoas, o paciente também corre risco de adquirir outros vírus e se contaminar com outras doenças”. No entanto, faz a ressalva de que caso não haja melhora dos sintomas após 7 dias ou apresente febre persistente, cansaço excessivo e falta de ar, vale procurar a unidade básica de saúde de referência.

20 visualizações0 comentário